Especialidades

MEDICINA DENTÁRIA

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral. É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias, por forma a que o paciente se sinta confortável, não só a comer e a falar mas também a sorrir.

A Medicina Dentária subdivide-se em diversas especialidade,s que estão direccionadas para cada tipo de patologia que poderá afectar a cavidade oral:

Branqueamento dentário – Trata-se de uma técnica que, sem lesar ou desgastar o dente, torna-os mais claros, tudo isto devido a um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, segundo o qual o agente/ gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração.

Que tipos de branqueamentos existem?
Em casa: através da utilização de uma moldeira/goteira confeccionada no consultório dentário á medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca. O gel tem uma duração aproximadamente de 4 horas. Deve ser utilizado todos os dias ou em dias alternados durante 7 a 15 dias.
No consultório: onde é colocado o gel directamente sobre a superfície dentária, este é activado com uma luz e cada sessão dura 15 minutos. A quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa.

Cirurgia Maxilofacial – Especialidade vocacionada para o tratamento das alterações que ocorrem nas estruturas da face, da cavidade oral e da região cervical, tendo sempre como objetivo a reabilitação das funções e a preservação da harmonia estética, em conjunto com a reconstrução.

Cirurgia Oral (biopsias, extracções dentárias, remoção de quistos, drenagem de abcessos,tratamento da patologias da mucosa oral, entre outros);

Dentisteria (tratamento de cáries e de fracturas dentárias com restaurações estéticas);

Endodontia (desvitalização de dentes infectados ou com fracturas ou cáries extensas);

Higiene Oral – Área da Medicina Dentária que se dedica à remoção de placa bacteriana e tártaro, remoção de manchas exteriores, alisamento radicular, polimento de dentes, branqueamento dentário, aplicação de selantes de fissura, aplicação de dessensibilizantes, aplicação e remoção de pensos periodontais e educação para a saúde oral;

Implantologia (substituição de dentes perdidos duma forma fixa com implantes dentários e reconstrução de estruturas ósseas deficientes);

IMPLANTES DENTÁRIOS – TECNOLOGIA L-PRF
NA VANGUARDA DA IMPLANTOLOGIA ! 
(Membrana Autóloga de Fibrina e Plaquetas para aceleração de reparação tecidual).

O procedimento para obter L-PRF é uma simples colheita sanguínea, realizada na nossa clínica por técnico analista especializado.

A terapia é 100% natural e sem aditivos. Os fatores de crescimento naturais presentes no seu corpo são concentrados usando L-PRF. As suas próprias plaquetas e glóbulos concentrados, possuem capacidades curativas únicas. Estas são re-introduzidas no local do procedimento cirúrgico (implantes, enxerto ósseo, entre outros). Como resultado, seu próprio corpo liberta proteínas de crescimento poderosas, criando um andaime para a cura.

Oclusão e ATM (estudo e tratamento da dor oro-facial e de problemas oclusais e da articulação temporo-mandibular);

Odontopediatria (tratamentos dentários direccionados especificamente para as necessidades das crianças);

Odontogeriatria (tratamentos dentários adaptados às necessidades do paciente idoso);

Ortodontia (correcção da posição dentária em crianças e adultos e do desenvolvimento maxilar e mandibular);

Patologia Oral – A Patologia Oral é o ramo de Medicina Dentária que faz o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças orais, bem como o seu relacionamento com doenças de outras especialidades. 

As doenças orais podem ser de origem:

1. Infecciosa (vírus, bactérias, fungos),
2. Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas),
3. Traumáticas (físicas, químicas),
4. Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes),
5. Outras.

Periodontologia (tratamento da periodontite e gengivite, cirurgia periodontal, recobrimento radicular e enxertos gengivais, alongamento coronário, regeneração tecidular e óssea);

Prótese Fixa e Removível (reabilitação dentária com coroas, pontes, próteses esqueléticas e acrílicas totais ou parciais)

Dispomos ainda de Sedação Consciente para os pacientes cujo nível de ansiedade seja elevado de forma a diminuir o seu desconforto psicológico.

ESPECIALIDADES MÉDICAS

CLÍNICA GERAL

A Clínica Geral ou Medicina Interna, compreende a avaliação do doente como um todo, estudando as interações entre os vários órgãos e sistemas, abrangendo a patologia do adolescente e do adulto.

A especialidade de Clínica Geral ou Medicina Interna,  é a base de uma unidade Clínica. Dada a sua formação abrangente, os especialistas de Clínica Geral dedicam-se, não só à prevenção, mas também ao diagnóstico e tratamento de situações não cirúrgicas, bem como a articulação com as outras especialidades.

CARDIOLOGIA

Especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e o sistema circulatório.

PEDIATRIA

A Pediatria é a especialidade médica dedicada exclusivamente à assistência à criança e ao adolescente.

ORTOPEDIA

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

OTORRINOLARINGOLOGIA

Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe e cabeça e pescoço.

IMUNOALERGOLOGIA

A Imunoalergologia, é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas.

DERMATOLOGIA

Especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano: a pele.

GINECOLOGIA / OBSTETRÍCIA

Significa “a ciência da mulher”, mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino.

UROLOGIA

Especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens.

CIRURGIA PLÁSTICA E RECONSTRUTIVA

A Cirurgia Plástica e Reconstrutiva é uma especialidade essencialmente cirúrgica orientada para o tratamento de mal formações congénitas, anomalias do desenvolvimento, lesões traumáticas e pós traumáticas (incluindo queimados e suas sequelas) e lesões tumorais e sua reconstrução.

A Cirurgia Plástica engloba ainda a Cirurgia Estética, que intervém na correção de alterações morfológicas em todo o corpo (cirurgia da silhueta) e engloba a cirurgia do envelhecimento.

PSIQUIATRIA

Especialidade da Medicina que lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais. 

MEDICINA FÍSICA E DE REABILITAÇÃO

Esta especialidade trata da recuperação funcional de lesões dos ossos, músculos, tendões, articulações e nervos. Esta, integra fisiatras e fisioterapeutas que asseguram o tratamento de fisioterapia aos seus pacientes.

Algumas das áreas de intervenção da Medicina Física e Reabilitação incluem a reabilitação pediátrica, a reabilitação da doente mastectomizada, a mesoterapia músculo esquelética, a administração de toxina botulínica para tratamento da espasticidade, cadeias musculares, drenagem linfática terapêutica, reeducação pélvica (método de tratamento especializado da incontinência fecal e urinária), pré e pós-operatório da cirurgia da mama e consulta da dor.

ESPECIALIDADES TÉCNICAS

NUTRIÇÃO

Área vocacionada para a correção e educação alimentar, focada igualmente no acompanhamento e tratamento de patologias ou condições específicas.

PSICOLOGIA

Especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, elaborando planos de tratamento cientificamente validados.

TERAPIA DA FALA

A Terapia da Fala é responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações da comunicação humana verbal e não verbal, em crianças e adultos, relacionadas com a compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, da fala, alterações nas funções orofaciais, respiração, deglutição e voz.

 

MEDICINAS ALTERNATIVAS

ACUPUNTURA

Conhecida pela sua ação sobre a dor e tecidos irritados tratando numerosas patologias, complementa muito bem a ação da Osteopatia acelerando o processo de recuperação das áreas lesionadas. Embora a Acupuntura é por si só uma prática terapêutica muito eficiente numa grande variedade de patologias, tendo uma ação eficiente sobre a dor e o sistema nervoso, apoiando-se na rede de pontos de acupuntura e meridianos, que são passagens através das quais a energia (Qi) e o sangue circulam. Interiormente eles conectam-se com os órgãos e exteriormente conectam-se com a superfície do corpo onde os pontos estão distribuídos. Os pontos são, portanto, os locais específicos através dos quais a energia (Qi) dos órgãos (Zang-fu) e dos meridianos é transportada para a superfície do corpo. Quando o corpo humano é afetado por uma doença, o tratamento é possível puncionando os pontos correspondentes na superfície do corpo, o que controla a energia (Qi) e o sangue nos meridianos.

OSTEOPATIA

È uma forma de medicina manual pouco agressiva e altamente eficaz. Pode ser aplicada em quase todas as pessoas, e pode contribuir para tratar ou aliviar um enorme leque de condições patológicas. A Osteopatia é uma disciplina terapêutica manual que põe especial atenção na estrutura do corpo empregando principalmente o tratamento de tecidos brandos e correções articulares. Assenta numa metodologia e filosofia própria, original, completamente diferente da fisioterapia, massagem, ou das técnicas de origem oriental, baseando-se principalmente nos micro-movimentos de todo o corpo. A Osteopatia e a acupunctura estão indicadas de imediato na resolução de patologias bem conhecidas, tais como hérnias discais, lombalgias, cervicalgias e sua relação com cefaleias e enxaquecas, ciáticas, dores musculares, lesões articulares, dores reumáticas, lesões desportivas ou traumáticas como entorses luxações, sub-luxações e outras”

marque a sua consulta